quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Instrumentos Musicais da Bíblia - Parte 1

Você já parou para pensar quem foi o homem que fez o primeiro instrumento musical? Ou como eram os instrumentos mencionados na Bíblia?
Pois bem nesse estudo conheceremos todos os instrumentos mencionados na Bíblia e você verá que os instrumentos de hoje são em sua maioria uma “evolução” dos instrumentos dos tempos bíblicos.

O INVENTOR

Em Gênesis 4:21 é feita a menção de um homem chamado Jubal o qual foi o pai de todos os que tocam Órgão e Harpa. Desta forma entendemos que por inspiração Divina Jubal foi o homem que “inventou” os primeiros instrumentos aqui na terra, lembrando que muito tempo antes da criação do homem os instrumentos musicais já existiam e ficavam nas vestes de Lúcifer como escrito em Ezequiel 28:13.

OS INSTRUMENTOS

Vamos agora conhecer os instrumentos que são citados na Bíblia.

Saltério
Instrumento de cordas para acompanhar a voz. Era uma espécie de alaúde, semelhante à viola, mas de forma triangular.
Salmos 33:2; 144:9


Alaúde
Instrumento de cordas, semelhante à viola. É a tradução da vulgar palavra “nebel”. Nebel é a maior parte das vezes traduzida pelo termo Saltério. As cordas eram tocadas com os dedos.
Isaías 5:12; Amós 6:5; Salmos 57:8







Címbalos Altissonantes
Instrumento de percussão utilizado para marcar compasso e constituíam-se de discos de latão que se batiam um no outro semelhante ao Chimbal da bateria e menores que os símbolos sonoros
Salmos 150:5; Esdras 3:10



Címbalos Sonoro
Instrumento de percussão utilizado para marcar compasso Também constituía-se de discos de latão que se batiam um no outro semelhante aos Pratos de uma bateria.
Salmos 150:5; Esdras 3:10


Conhecemos hoje alguns instrumentos, não percam a continuação deste interessante estudo.

A Paz do Senhor

Daniel Thomaz
daniel_s_thomaz@hotmail.com

Nenhum comentário: